domingo, 30 de dezembro de 2012

Do 1º ao 3º dia - Brasil

Bom dia, gente!

Vou fazendo assim pra ficar mais fácil: a cada vez que eu puder atualizar o blog, vou colocando os dias na mesma postagem por causa do difícil acesso à Internet nos hotéis. Sempre tenho que esperar chegar em um lugar pra procurar Wi-Fi.

Começando...

1º DIA: ITAÚNA - MG E SÃO PAULO

Saímos de madrugada da nossa cidade, dia 26/12, Timothy City, de Minas rsrsrs... mas no dia da partida, recebemos amigos e parentes que foram se despedir da gente.

Presença ilustre dos primos Túlio e Sahra e que nos ajudou a organizar bagagens e etc. durante a semana.


Túlio e Sahra
E mais tarde, recebemos também a visita dos primos Luiz, Gerliane e Layane, mas como já estávamos com tudo guardado no carro, acabamos não tirando fotos. Mas ficamos super felizes pela presença!!!

Quando saímos de casa, nos despedimos do Hailton (meu sogro), mas a sogrinha estava dormindo rsrsrs... também faltou foto.

Chegando em Itaúna, fomos à casa de uma grande amiga minha, Érica, que nos preparou um delicioso café da manhã. Obrigada, Érica e Nevison pela bela recepção!!!


Ana Clara, Érica, Lavínia, Nevison e sobrinha

Chegando em São Paulo, ficamos na casa de nossos amigos landeiros Milena e Clemente, que foram tão bacanas com a gente!!! Fomos muito bem recebidos, jantamos com eles, colocamos os assuntos em dia e saímos logo cedo, depois que Clemente preparou um café da manhã para nós. Ótimos momentos!!!!!


Milena e Clemente
  




























____________________________________________
2º DIA: INDO A PASSO FUNDO - RS

Em Registro -SP, dia 27/12, fomos nos encontrar com o João Moura e a Roberta (de Guarujá - SP), nossos novos amigos e grandes companhias nessa expedição de jipe pela América do Sul.


João Moura


Roberta




Chuva e neblina no caminho

Fez um friozinho muito bom, o que é um alívio pra mim! Saí pelo menos um pouco da sauna do Vale do Aço rsrs...

___________________________________________
3º DIA: SANTANA DO LIVRAMENTO - RS  FRONTEIRA URUGUAI

Quando saímos de Passo Fundo, nos encontramos com nossos outros companheiros de expedição: Cláudio, Josy e o netinho Fernando (do Rio de Janeiro) e Allex com sua família (do Acre, porém saíram de Brasília). Todos no mesmo hotel, que foi nosso ponto de encontro.

Roberta, João Moura, Josy, o neto Fernando, Cláudio e nós dois. Faltou foto do Allex e família.


A viagem, por enquanto, está bem cansativa, pois temos que andar muito e mais acelerado para poder dormir nos lugares antes de chegar a Ushuaia. Dia 28/12, passamos por muita estrada que é só reta e mais reta.




Passamos por todo o pampa gaúcho. Linda paisagem, muito verde, lindos campos, mas não tem nada pra comer rsrsrsrs... nenhuma parada, como estamos acostumados. Dica: levem sempre água e comida, pois poderão rodar o dia inteiro sem encontrar praticamente nada! Só baixada! E tivemos que rodar muito até Rosário do Sul para fazer um lanche.

E daí, rodamos mais uns 100 km para chegarmos em Santana do Livramento e esticarmos as canelas.

À noite, fomos dar um passeio e estávamos praticamente a um quarteirão do Uruguai rsrsrs... o que fizemos? Jantamos no Uruguai! kkkk - cidade de Rivera, fronteira com Brasil.


Todos, inclusive Allex e família.

Até agora, só fotos básicas, com câmeras compactas. Nas próximas serão fotos com câmera profissional, ficarão bem mais bonitas.

A partir do 4º dia, que foi ontem, narraremos os problemas mecânicos que tivemos e todo o stress, mas com final feliz rsrs... daqui a pouco, pegaremos estrada. Até breve!

 
Por: Izabel

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dois dias de viagem - ainda no Brasil

Oi, pessoal!

Desculpem a demora, mas chegamos hoje, 27/12 (por volta das 11:30 da noite) num hotel em Passo Fundo - RS e estamos super cansados. Estamos atualizando agora, já tarde.

Amanhã faremos o possível pra colocar as fotos de todos os acontecimentos até então, desde nossa ida até o terceiro dia. Inclusive fotos dos entes queridos: os que se despediram de nós em nossa casa (Túlio, Sahra, Gerli, Luiz, Layane, Lúcia e Hailton - pais), também o reencontro com os amigos Érica, Névison e família e com os amigos de Sampa, Milena e Clemente.

Tem sido muito cansativo porque as estradas estão cheias devido ao final do ano. Nós nos encontramos com o Moura e Roberta em Registro - SP. Amanhã vamos ver o restante do pessoal (Cláudio e Josy, do RJ / Allex e cia., de Brasília) que está indo conosco. Estamos todos no hotel.

Mais notícias amanhã. Vamos descansar porque necessitamos!

Abraço!!!!!



Texto: Izabel e Hailton


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Viajantes embarcando

Amigos, chegou o esperado dia para nós: nossa viagem de ida é esta madrugada do dia 26/12. Estes últimos dias foram só correria! Fizemos listas de tudo que teríamos que providenciar para irmos com tranquilidade. Chequem nossa lista de itens obrigatórios e outros itens essenciais:


Bagagens ------------------------------------ 95% prontas 
Galões / estepe -------------------------------OK
Capas para faróis de milha --------------------OK
Cambão ---------------------------------------OK
Lençol branco (mortalha) --------------------- OK
Ferramentas e gambiarras -------------------- OK
Kit gambiarra ----------------------------------OK
Adesivos de sinalização ------------------------OK
Kit primeiros socorros -------------------------OK
Barraca e acessórios---------------------------OK
Permissão internacional para dirigir ------------OK
Passaportes -----------------------------------OK
Seguro Carta Verde ---------------------------OK
Vacinação -------------------------------------Ok
Dois triângulos --------------------------------OK
Reservas de hotéis ----------------------------algumas estratégicas
Mapas e GPS ----------------------------------OK
Inversores 110v -------------------------------OK
Kit resgate ------------------------------------OK
Planilhas de trajeto diário ----------------------Ok
Extintor de incêndio ---------------------------OK
Peças de reposição ----------------------------Ok
Viatura revisada (mecânica, elétrica e hidráulica) ------------------------------------------- 100%



Já que o fim do mundo não chegou, nós vamos até "ele"! rsrs



Texto: Izabel e Hailton

domingo, 16 de dezembro de 2012

Quase, quase

Viatura quase pronta!!! Jogo dos 7 erros rsrs: o que tem de novo?


Luz é que não vai faltar! rsrsrs


Mais uma novidade: vai mais um casal de jipe conosco, de Brasília. Os adesivos já estão todos impressos, inclusive para eles.


Por: Izabel

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quando planejávamos a rota

Foto antiga de quando ainda estávamos traçando a rota. Mapas, GPS's, guias, Google Maps... bendita tecnologia! 

Tudo ficou espalhado sobre a mesa durante alguns dias para planejar o roteiro, quilometragens e tudo mais. E registrado em planilha Excel. 




Por: Izabel 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Adesivo

Eis o nosso adesivo da viagem para colocar no jipe!!!!

Em primeira mão para vocês! O maridão que criou a arte.

Cada um dos 3 jipes terá esse adesivo, só que personalizado de acordo com a cidade de saída e datas: o nosso, do Vale do Aço; o do João Moura, de Guarujá - SP; e do Cláudio, do Rio.

Gostaram?



Arte: Hailton Jr.

Texto da postagem: Izabel

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Rota da viagem



Esse é o nosso itinerário atual. Depois de passarmos semanas (há um bom tempo atrás) estudando os possíveis lugares pra trilharmos e chegarmos até Ushuaia, fizemos um croqui da rota.

O mapa acima está bem sintetizado mesmo, sujeito a alguma alteração, é só mesmo uma demonstração pra vocês. Vejam nossa passagem pela linha verde.

Vamos sair da nossa cidade em dezembro e nos encontraremos no outro dia com mais um casal de landeiros "gente boa" de SP, João Moura e Roberta, com sua própria viatura. E logo nos encontraremos com mais outro casal de RJ, que vamos ficar conhecendo.

Em outra ocasião, falaremos dos lugares. No momento, estamos reservando os hotéis. Dá um trabalho!



Por: Izabel.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Febre amarela

Só pra constar: acabamos de tomar a vacina contra febre amarela, aqui perto de casa.

Agora é só esperar o dia pra irmos à Anvisa tirar o cartão internacional da vacina (em BH).

Nada é suficiente!!! rs



Por: Izabel.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Inspirações - parte 2

Este foi o segundo livro que adquirimos, o segundo que eu li: “Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro”, dos autores Roy Rudnick e Michelle F. Weiss, dois brasileiros. Também excelente, com fotografias de primeira. O carro também foi um Land Rover! Eles o reformaram de forma que puderam morar nele, modificaram-no bastante. Levaram quase três anos para dar a volta ao mundo por 60 países.

Claro que cada livro tem suas histórias distintas e as experiências de cada casal também se diferem umas das outras. A começar pelo itinerário desse segundo livro, que também foi diferente do primeiro. Passaram por lugares diferentes. 

Gostei muito desse também por sua leitura leve. O leitor pode vivenciar o dia a dia do casal (até mesmo sobre algumas diferenças conjugais), as aventuras, os perigos, as curiosidades... bacana terem terminado com uma citação do Christopher McCandless, mais conhecido como Supertramp (para quem não sabe, ele foi um jovem que se aventurou pelo Alasca pensando em viver isolado da sociedade e que teve seu fim trágico - "Na Natureza Selvagem").

E vai aí uma foto que eu e meu esposo tiramos com o próprio casal do livro, também no encontro de Land Rover em SC, após a palestra deles:



O site deles: www.mundoporterra.com.br. Também recomendo essa obra, viu? Capa do livro:


Por: Izabel.

domingo, 11 de novembro de 2012

Inspirações - parte 1

Hoje vou citar um dos livros inspiradores para nós sobre volta ao mundo. Eu li, na verdade, dois livros sobre o assunto. São duas histórias com experiências diferentes, dois livros, dois casais, mas com o mesmo objetivo: dar a volta ao mundo em um jipe, um Land Rover. 

Como eu aprecio leitura, já li os dois livros e ainda vou relê-los, são muito interessantes para quem curte aventura. E também fiquei fascinada pelas fotografias dos lugares, que são maravilhosas!

O primeiro livro que li foi "Challenging Your Dreams - Uma Aventura Pelo Mundo", de Grace Downey e Robert Ager, uma brasileira e um inglês. Eles começaram a viagem em 2002 e ficaram 3 anos e 7 meses percorrendo os continentes em um jipe LR, imagina só! Dificuldades, obstáculos, aventuras, alegrias... tudo isso e mais de 600 fotos lindíssimas! Site do casal: challengingyourdreams.com


Nesta foto, estou com os autores Robert e Grace no encontro de Land Rover em Santa Catarina, este ano, onde deram uma palestra:


O livro do casal:

Recomendo!!!!

Em outro post falo mais sobre o assunto...


By Izabel.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bendita vacina

Hoje fui atrás de informações sobre vacinação para viagem. Fui a um posto de saúde e me passaram telefones de três postos de vacinação contra febre amarela em nossa cidade. Pode ser que algum dos países exija essa vacina. Não queremos nos arriscar a sermos barrados em alguma aduana. Amanhã mesmo já ligo para esse números.

Depois que formos vacinados, teremos que emitir o Certificado Internacional de Vacinação pela ANVISA.


No mais, vamos nos preparando dia a dia... caminhadas e malhação para melhor condicionamento físico, mais compra de roupas especiais, mais peças para o carro, estepe nova...

Ah, meu aniversário passou e meus familiares e amigos me presentearam com acessórios para essa viagem. Eles se lembraram com carinho do frio que poderemos passar rsrsrs... luvas, frasqueira, xale, meias grossas, etc. 

Obrigada, família e amigos!


Por: Izabel Pariz

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

E os dias passam

E o tempo vai passando... pode parecer que não, mas os dias passam rápido e é contagem regressiva mesmo para viajar.

Algumas manutenções ainda pra fazer no carro, algumas peças a serem compradas.

Acabamos de comprar mais roupas especiais.

Exames médicos. Vacina a ser averiguada... amanhã passo no posto de saúde daqui de perto pra me informar melhor. Parece que teremos que tomar a da febre amarela por precaução. 
O problema é tirar o cartão internacional de vacinação na Anvisa. Fiquei sabendo que estão em greve.

Pensamos em comprar maletas mais práticas pra viajar. Maletas de tecido mesmo, que não ocupe muito espaço lá atrás do jipe.

Outra coisa a ser pensada: acho melhor também separar uma mala para a roupa suja. Sei que vamos precisar lavar peças de roupas pelo caminho afora, sempre tem alguma lavanderia pela estrada.

Mas no mais, tudo indo sob controle até agora.


Autora: Izabel

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Nossa preparação

Se o jipe passou por uma preparação, o que falar de nós que vamos viajar nele? Estamos nos equipando, fazendo o possível. Sempre pesquisando, trocando ideias com outros que já viajaram, lendo livros e buscando toda informação acessível.

O que deixo aqui é uma pequena lista (resumida) de coisas que viemos preparando para poder embarcar. O básico do básico. 

No momento, estou pesquisando sobre as vacinas que precisamos tomar antes de irmos. Talvez seja bom tentar tirar um CIVP: Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia. Parece que a única vacina obrigatória é a da febre amarela, mas não nos países que escolhemos. Porém, é melhor prevenirmos do que remediarmos.


Além das peças sobressalentes e equipamentos para o jipe, vai aqui uma pequena listagem de outras "coisas" que já conseguimos também durante o tempo de preparação:
  • Câmeras fotográficas e filmadora adequadas para movimento e paisagem
  • Roupas especiais de inverno. Adquirimos várias da Curtlo, na loja 4Explorers. Mesmo indo em pleno verão e não tendo neve, poderemos pegar um "friozinho" em certos locais, não se pode confiar só em roupas "normais"
  • GPS e mapas detalhados do Brasil e dos outros países
  • Guias de estrada
  • Passaporte
  • Sacos de dormir e vários acessórios para acampamento, caso seja necessário. Mesmo que a gente vá pernoitar em algum lugar, pode haver imprevistos e precisar de barraca, vai saber!
  • Mochilas e acessórios para trekking
  • Bolsa para kit primeiros-socorros (só falta encher rsrs)
  • Protetores solares labiais e de corpo


Lista de "coisas" muito importantes que temos que providenciar ainda:

  • Vacinas de recomendação: Hepatite A, Tétanos-difteria, Febre amarela.
  • Mais aulas no volante do jipe (para mim mesma rsrsrsrs). O maridão está me treinando - isso é para momentos de necessidade
  • Mais caminhadas (preparação física)
  • Carta Verde (seguro obrigatório para dirigir em países do Mercosul)
  • Permissão internacional para dirigir (para o Chile)
  • Cópias autenticadas dos documentos
  • Lista de contatos dos consulados / papéis dos consulados
  • Adesivo da viagem


Mas não acabou por aí. Vou me lembrando e vou contando aos poucos (o que for possível rsrs)...


Autora: Izabel

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Preparação do Defender

Bom, agora vamos contar sobre a preparação do Defender para essa viagem. Na verdade é um resumo rsrs... não é nem a metade da metade da metade do trabalhão que deu.

Como já tinha dito aqui, há 1 ano e meio adquirimos o nosso xodó, o "jipão". Rsrsrs. Quando meu esposo buscou-o no Rio, ele era todo básico mesmo, verde militar, bem inglesinho, um Defender 90 - ano 98, precisando de verdadeiros donos.

Os membros do Fórum 4x4 Brasil Land Rover já conhecem bem essa novela. Foi no fórum que meu marido foi trocando ideias sobre a reforma da viatura para chegar ao que ela é hoje.

Por isso, antes de mostrar nosso roteiro, vou fazer um resumo da reforma do Defender, pois com ele é que vamos rodar "lá fora".

O primeiro nome que tínhamos dado ao jipe era "22". Esse número sempre nos perseguiu, coincidentemente nosso número da sorte. E quando ele veio, tinha um adesivo com um "22" enorme! Vejam como ele era antes:



Quando compramos o 90tinha, vimos que iriamos precisar fazer uma bela revisão e manutenção. Fazia muito barulho na caixa de transferências, achávamos até que era na caixa de marchas. O interior dele estava um pouco maltratado. Grande parte dessa manutenção foi meu esposo que fez em casa mesmo. Tivemos que importar muitas peças.



Alguns pontos da reforma:

  • Colocamos um novo snorkel e um suporte para estepe traseiro;
  • Troca da caixa de transferência por uma nova importada da Inglaterra;
  • Uma bomba de vácuo (o carro quase não tinha freios).
  • Para a expedição, todo interior foi desmontado e isolado com manta asfáltica e o fundo forrado com vinil por cima. Isso isola calor, frio e barulho. Para acabamento, os tapetes foram substituídos por alumínio:

  • Arrumamos o acoplamento do guincho mecânico e trocamos os 30m de cabo de aço 5/8. Puxa 4.5T direto e até 9T com patesca!!
  • Troca toda a suspensão: Molas e amortecedores australianos OME, além de todas as buchas por poliuretano e o braço Pitman novo. As barras de direção originalmente ocas foram substituídas pelas barras maciças da Bearmach!
  • Novos pneus BF MUD 285 75 R16. O carro passou dos 2m de altura (sem o bagageiro). oO
  • Novos bancos Rallye Design... conforto para a expedição! Com isso o console foi refeito e o teto reformado.
  • Um painel foi importado da MUD Stuff da Inglaterra e toda elétrica reinstalada e refeita. Alarme, chaves de seta, farol, plugs 12v, chave geral ... Tudinho revisado. Claro que nesse painel vai uma tela com DVD, câmera de ré, TV digital e todos os mimos que merecemos...
  • No painel foram adicionados diversos medidores ligados a sensores no carro e um Watchdog que monitora itens vitais da viatura. Qualquer sinal de pane, ele alerta... O Watchdog monitora temperatura da água, correia do alternador, carga gerada no sistema elétrico, se vazar água ele avisa, etc...
  • Instalado também um rádio PX e em breve teremos tbm um PY.
  • Instalado um divisor de cargas da Warn e duas baterias. Este divisor mantém as duas baterias carregadas e isola a principal quando o carro está desligado. Isso significa que sempre teremos carga na bateria para uma partida, mesmo que o som, ou a luz ou a TV ou qualquer outra coisa descarregue a bateria durante um acampamento, por exemplo.
  • Instalamos dois inversores de energia. Assim temos 4 tomadas dentro do carro, sendo duas 110v e duas 220v.
  • Para suportar tudo isso, um alternador maior e novinho foi instalado...
  • Para aumentar a potência da viatura instalamos um novo intercooler com 40% a mais de área de troca, garantindo assim uma melhor performance da turbina.
  • Ainda chegam, antes da viagem, nosso macaco inflável para 4T e um compressor para encher os pneus em caso de necessidade.
  • A mala de peças reserva vai bem completa. Tem desde mangueiras, pastilhas de freio até alternador reserva e bomba de vácuo...
  • Envelopamento (preto fosco) e pinturas de detalhes deu um charme final no carro o que lhe rendeu um nome de batismo... "Black Belt".
PINTURA DOS DETALHES

  • Reforma elétrica, painel novo, sensores e tudo mais:
ANTES
DEPOIS
  • Reforma do teto:
ANTES
DEPOIS
Viram aí a terapia do maridão? rsrsrs 


E agora, tchan tchan tchan tchan...

O antigo "22"...
"22" ainda verde


...se transformou no nosso novo "Black Belt":

*Texto editado pelo maridão, o mecânico da casa.

Autora: Izabel / Reedição: Hailton

sábado, 6 de outubro de 2012

Destino: Ushuaia

Muita gente pensou que já estávamos viajando. Não, gente, não estamos viajando ainda. Já temos mais ou menos uma data pra sair, enfim estamos decidindo. Será em dezembro ainda. Ou quem sabe em janeiro. Começamos o blog agora, porque tínhamos vontade de falar sobre nossa preparação e planejamento para os amigos e a família.

O objetivo maior de nossa expedição é chegar até Ushuaia, que é um dos lugares mais distantes no mapa da América do Sul.


Mas vamos passar por muitos locais. Nosso plano é passar por três países além do sul do Brasil: Uruguai, Argentina e Chile.

Retirado de: http://www.guiageografico.com/mapas/mapa-america-sul.htm. 
Editado por Izabel Pariz



Para quem não sabe ainda, Ushuaia, "la ciudad del fin del mundo", é a cidade da Argentina que é a mais austral do mundo. Ou meridional. Ou seja, está muito perto da Antártida. Fica lá no finzinho da Argentina. 

Imagem: http://www.neve.com.br/wp-content/themes/neve/destinos-imagens/ushuaia/croqui.jpg


Sua fauna, flora, clima, topografia são excepcionais! Tudo super diferente. E diferente de tudo que já se está acostumado a ver. Muita montanha, bosque, gelo e o mar. Lobos-marinhos, leões-marinhos, focas, pelicanos, etc.

A época de neve lá é longa, é um lugar muito bom pra se esquiar e praticar snowboard. No verão, pode-se praticar trekking, pesca, bicicleta, navegação, ecoturismo, etc.

Imagem: http://www.stmartenviagens.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Ushuaia.jpg

Imagem: http://www.destination360.com/south-america/argentina/images/s/ushuaia.jpg



Eu só sei que eu vou adorar sair desse calor infernal do Vale do Aço! rsrsrs

Autora: Izabel

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como comentar

Pessoal, uma dica para hoje:

Muita gente me perguntou como fazer para comentar a postagem do blog...
Fácil! Veja na foto abaixo como fazer:


Logo abaixo do texto, depois que clicar no "(n°) comentários" que está sempre no rodapé de cada postagem (no fim de cada texto), um quadro branco se abrirá... e daí é só comentar!

Faremos o possível para responder a todos!

;)

Autora: Izabel

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Inaugurando o blog: como tudo começou...

A partir de hoje, compartilharemos com vocês, amigos e familiares, um de nossos maiores sonhos: aventurar-nos pela "sudamérica" dentro de um jipe.



Somos um casal que, após 2 anos de casamento, adquirimos verdadeira paixão por um Defender. Meu esposo já pensava em trocar a caminhonete por outro veículo, mas nada definido ainda. 

Foi aí que, conversa vai, conversa vem, falamos em jipes. Eu sempre achei bonito um carro mais clássico. E então, entre vários Defenders, ele encontrou um interessante à venda pela Internet. Dei o maior apoio, pois achava bacana a ideia. Ele teve que ir ao Rio de Janeiro buscá-lo. Quando chegou com ele em casa, eu vibrei! 

Desde então que nos aderimos totalmente às peripécias de um Land Rover. E já falávamos em fazer uma viagem longa. Era nosso sonho viajar pela América do Sul. E de tanto ouvir falar através dos amigos "jipeiros" que era um lugar fenomenal, resolvemos que iríamos para Ushuaia, "la ciudad del fin del mundo", assim chamada.

Mas antes de começar a saga, vamos contar nas próximas postagens, todo o trabalho e preparação que ainda temos desde quando nosso jipe chegou. É muito chão ainda, viu!


Autora: Izabel