quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Preparação do Defender

Bom, agora vamos contar sobre a preparação do Defender para essa viagem. Na verdade é um resumo rsrs... não é nem a metade da metade da metade do trabalhão que deu.

Como já tinha dito aqui, há 1 ano e meio adquirimos o nosso xodó, o "jipão". Rsrsrs. Quando meu esposo buscou-o no Rio, ele era todo básico mesmo, verde militar, bem inglesinho, um Defender 90 - ano 98, precisando de verdadeiros donos.

Os membros do Fórum 4x4 Brasil Land Rover já conhecem bem essa novela. Foi no fórum que meu marido foi trocando ideias sobre a reforma da viatura para chegar ao que ela é hoje.

Por isso, antes de mostrar nosso roteiro, vou fazer um resumo da reforma do Defender, pois com ele é que vamos rodar "lá fora".

O primeiro nome que tínhamos dado ao jipe era "22". Esse número sempre nos perseguiu, coincidentemente nosso número da sorte. E quando ele veio, tinha um adesivo com um "22" enorme! Vejam como ele era antes:



Quando compramos o 90tinha, vimos que iriamos precisar fazer uma bela revisão e manutenção. Fazia muito barulho na caixa de transferências, achávamos até que era na caixa de marchas. O interior dele estava um pouco maltratado. Grande parte dessa manutenção foi meu esposo que fez em casa mesmo. Tivemos que importar muitas peças.



Alguns pontos da reforma:

  • Colocamos um novo snorkel e um suporte para estepe traseiro;
  • Troca da caixa de transferência por uma nova importada da Inglaterra;
  • Uma bomba de vácuo (o carro quase não tinha freios).
  • Para a expedição, todo interior foi desmontado e isolado com manta asfáltica e o fundo forrado com vinil por cima. Isso isola calor, frio e barulho. Para acabamento, os tapetes foram substituídos por alumínio:

  • Arrumamos o acoplamento do guincho mecânico e trocamos os 30m de cabo de aço 5/8. Puxa 4.5T direto e até 9T com patesca!!
  • Troca toda a suspensão: Molas e amortecedores australianos OME, além de todas as buchas por poliuretano e o braço Pitman novo. As barras de direção originalmente ocas foram substituídas pelas barras maciças da Bearmach!
  • Novos pneus BF MUD 285 75 R16. O carro passou dos 2m de altura (sem o bagageiro). oO
  • Novos bancos Rallye Design... conforto para a expedição! Com isso o console foi refeito e o teto reformado.
  • Um painel foi importado da MUD Stuff da Inglaterra e toda elétrica reinstalada e refeita. Alarme, chaves de seta, farol, plugs 12v, chave geral ... Tudinho revisado. Claro que nesse painel vai uma tela com DVD, câmera de ré, TV digital e todos os mimos que merecemos...
  • No painel foram adicionados diversos medidores ligados a sensores no carro e um Watchdog que monitora itens vitais da viatura. Qualquer sinal de pane, ele alerta... O Watchdog monitora temperatura da água, correia do alternador, carga gerada no sistema elétrico, se vazar água ele avisa, etc...
  • Instalado também um rádio PX e em breve teremos tbm um PY.
  • Instalado um divisor de cargas da Warn e duas baterias. Este divisor mantém as duas baterias carregadas e isola a principal quando o carro está desligado. Isso significa que sempre teremos carga na bateria para uma partida, mesmo que o som, ou a luz ou a TV ou qualquer outra coisa descarregue a bateria durante um acampamento, por exemplo.
  • Instalamos dois inversores de energia. Assim temos 4 tomadas dentro do carro, sendo duas 110v e duas 220v.
  • Para suportar tudo isso, um alternador maior e novinho foi instalado...
  • Para aumentar a potência da viatura instalamos um novo intercooler com 40% a mais de área de troca, garantindo assim uma melhor performance da turbina.
  • Ainda chegam, antes da viagem, nosso macaco inflável para 4T e um compressor para encher os pneus em caso de necessidade.
  • A mala de peças reserva vai bem completa. Tem desde mangueiras, pastilhas de freio até alternador reserva e bomba de vácuo...
  • Envelopamento (preto fosco) e pinturas de detalhes deu um charme final no carro o que lhe rendeu um nome de batismo... "Black Belt".
PINTURA DOS DETALHES

  • Reforma elétrica, painel novo, sensores e tudo mais:
ANTES
DEPOIS
  • Reforma do teto:
ANTES
DEPOIS
Viram aí a terapia do maridão? rsrsrs 


E agora, tchan tchan tchan tchan...

O antigo "22"...
"22" ainda verde


...se transformou no nosso novo "Black Belt":

*Texto editado pelo maridão, o mecânico da casa.

Autora: Izabel / Reedição: Hailton

15 comentários:

  1. Chique demais.. Pra quem gosta de carro e manutenções, acompanhar toda essa reforma é um prato cheio...

    Que trabalheira que valeu a pena heim.. Investiram muito... Mas para viagens assim, não poderia ser diferente...

    É legal ver o antes e depois.. parece o caldeirão do Hulck hihi

    Parabéns pro casal.. muito bacana mesmo... Vejo que é uma paixão tanto o carro, quanto viajar..
    E vale a pena né?

    Beijos grandes..vamos acompanhando..


    (E para os ignorantes como eu, dê uma forcinha rs.. colocando a tradução de certos nomes e o significado dos termos que tem a ver com os carros e as aventuras.. hihi)


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    1. Te, agradecemos o comentário, e ficou muito difícil? rsrsrsrs... qualquer dúvida, pode perguntar por aqui... é que são termos de carros mesmo, mas nada muito complexo... andamos colocando as marcas, talvez confunda um pouco rsrsrs.. mas pode perguntar! Bjos de Izabel e Hailton.

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    2. Olá Hailton e Izabel parabéns pelo projeto. As modicicações eletricas e de Isolamento vocês contrataram alguém especializado? se sim, poderiam me passar os contatos?

      Desde já agradeço a atenção,

      pereiraedivaldo@ig.com.br


      Gde abraço.


      Edivaldo Pereira

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    3. Edivaldo, essa o meu esposo responderá melhor:

      Hailton: As modificações elétricas foram realizadas com profissional sempre com meu acompanhamento. Digamos que o projeto é nosso, com mão de obra terceirizada...
      Já o isolamento foram 30 dias de terapia dentro do carro.

      Espero que tenha ajudado,

      Abraço!

      Izabel Pariz.

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  2. Fantástica preparação, quero tentar fazer a metade na minha que ja tava bom. Se Porto Alegre estiver no roteiro o churrasco é por minha conta. Abraço Felipe Opitz, Branca de Neve 110.

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    1. Felipe, um grande abraço pra vc também!!!! Saudações de Izabel e Hailton.

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  3. ahhh não quero perguntar pra não dar vexame..rs
    Mas é interessante colocar na frente o significado pros leigos como eu..rs
    Aí aprendemos...rssss

    Obrigada..beijos beijos

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  4. Muito maneiro o defender 90, vulgo 22. Tenho o sonho de ter um. Ainda não chegou o meu momento. Espero que continuem curtindo. Tão logo eu tenha o meu, irei compartilhar. Muito boa a ideia de vocês. Abraços!!!!!

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    1. Obrigada, Marvio!!! O nosso Defender se chamava 22, mas agora tem novo nome de batismo: Black Belt!! Abraço, acompanhe-nos sempre!

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  5. Olá, tudo bem? Estou quase fechando uma Defender CWS 90 2002, que segundo o dono está "com a manutenção em dia, pronta para viajar".
    Tem 314 mil kms rodados, segundo o dono: "motor a toda prova, compressão, bomba injetora, turbina, tudo ok. Motor tratado com Alfa x. Pneus semi novos. Forração nova. Amortecedores OME ARB australianos. Ar Condicionado. Direção hidráulica. Rádio. Travas elétricas. Vidros elétricos. Alarme. Roda de liga leve original. 4 Bancos Rallye Design em concha. Hidrovacuo novo. Bomba de vácuo nova. Bomba dágua nova. Cilindro mestre de freio novo. Cilindro mestre de embreagem novo. Cilindro auxiliar de embreagem novo. Documento 2016 ok. Seguro contra terceiros pela Tokio Marine. Está pedindo 58 mil.
    Em uma reforma de painel, tapeçaria e aplicação da mata para isolamento vocês gastaram quanto? Fizeram com quem?
    Acha que o preço está bom? O carro com 314 mil km ainda aguenta bons anos de estrada?
    (p.s.: nunca tive uma caminhonete ou qualquer carro a diesel, sou totalmente novato!rs)

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    1. Filipe. Leve o veículo a um especialista para avaliação. Analisando simplesmente as informações é um ótimo veículo! A km está acima da média, analise com cautela.

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  6. Parabéns pelo projeto! Como foi a expedição com o 90tinha. Faltou espaço ou foi numa boa? vemos normalmente as expedições com o 110. Fiquei curioso de como o 90tina se saiu!!! um abraço

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    1. Excelente espaço interno! O 110 só caberia mais gente. O 90tinha também não tinha os bancos caseiros, o que ajuda a explorar melhor o espaço.

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