quinta-feira, 28 de março de 2013

Balanço geral da viatura durante a expedição

Dessa vez essa postagem está mais na linguagem dos "mecânicos" de plantão:







Poucos defeitos na viatura durante os ~15.000Km até Ushuaia. Compartilho com vocês a experiência, o que foi revisado, o que valeu a pena ter feito e coisas simples a se verificar em casa que podem evitar grande problemas.

Caixa de transferência: detalhei nos posts anteriores (Forum 4x4) que existia vazamento. Ela foi montada com cautela e uma camada de silicone junto ao ressalto do retentor do eixo (um contorno externo). Resolveu 100%. Foi e voltou e está tudo absolutamente seco.  
Além disso, a caixa tem a relação de alta em 1:2. Foi excelente o desempenho nas longas retas patagônicas. Andando a 100Km/h o consumo foi bastante satisfatório. Resolvi trocar a embreagem antes de me aventurar. Isso se mostrou muito prudente, pois conforme posts detalhados anteriores a embreagem ia furar no garfo.

Faróis auxiliares: foram utilizados em duas oportunidades. Por atrasos, pegamos estrada no escuro e valeu o investimento.

Suspensão OME: simplesmente salvou minha vida... Em uma situação de perigo no rípio, o carro balançou com vento e buracos ao mesmo tempo, saiu do trilho, torceu e quando voltou a suspensão nem sequer continuou o balanço. Se fosse a original eu imagino que ia tombar...
Dois estepes foi peso extra. Não furamos nenhum pneu. O compressor de ar serviu para ajudar um argentino em apuros e só. Calibrei 33 libras, viajei por 37 dias e todos os pneus apresentavam 31 libras no retorno (já em casa).
*Os BF Goodrich são excelentes investimentos. Pouco desgaste e muita segurança. Quando cheguei, alguns amigos perguntaram se eu tinha trocado os pneus (no visual ainda estão zerados).

Galões de combustível: são necessários em poucos trechos. Se conseguir uma autonomia de 800Km pode seguir sem eles...

Sensor de nível: não deixe de instalar. O meu apitou um pequeno vazamento prontamente corrigido de forma simples. Foi cortada a ponta da mangueira e refeito o encaixe no radiador.
Se estivesse sem o sensor poderia ter um grave defeito (e caro) em terras estrangeiras...  

Inversor de energia: muito utilizado... vale a pena o investimento.

Macaco inflável: não utilizei ... ainda bem! Levarei sempre com esta finalidade! rsrsrrs


Defeitos ou problemas mecânicos que tive na viatura:

1) Soltou o cotovelo da turbina. Foi só recolocar no lugar e apertar mais a abraçadeira.

2) Perdi metade da antena do PX na ventania. A capa de estepe secundário que foi no bagageiro teve que ser amarrada com gomas para não voar. É muito vento... o consumo cai de 10/L para perto de 7 a 8 Km/L em determinadas situações. A autonomia cai e tem que ficar atento aos abastecimentos.

3) A correia do alternador começou a mascar pela borda de se enrolou no eixo do acoplamento viscoso. Tive sorte de acontecer com o carro parado enquanto aquecia ligado, já em Ushuaia. Colocada reserva sem maiores problemas.

4) Furo na mangueira (fininha) de retorno de água para o radiador. Alertado pelo WatchDog, foi reparada prontamente.

5) Folga na direção: Apareceu novamente a folga, que no meu caso, parece ser sempre no aperto do braço pitman. Não pára o carro na viagem mas atrapalha um pouco. Agora com tempo vou levar novamente no alinhador e tentar resolver definitivamente. Acho que colocar uma arruela de pressão antes da porca vai evitar futuros aborrecimentos...

6) Pequenos detalhes que importunaram: Quebra-sol, forro da porta, pino da fechadura, som e luz de cortesia... 
O carro chacoalha tanto nas costelas que tive que reapertar alguns parafusos no retorno para casa. O forro da porta quebrou um plug plástico e o pina da fechadura ficava vibrando fazendo barulho de chocalho. O som parou de funcionar. Na verdade funcionava, mas o plug de saída de áudio para as caixas se soltou. Foi só conectar novamente. O quebra-sol ficava descendo sozinho. Tirei e fiz uma gambi "embuchando" o eixinho de metal... rsrsrrsrs
Por fim, a luz de cortesia começou a acender como se a porta estivesse aberta. Aconteceu que com o "balançar" das costelas o fio do plug ficou raspando na carcaça até desencapar e inverteu o terra. Uma fita isolante e pronto.
Tentei amarrar com presilhas plásticas todos os fios e mangueiras, o máximo possível para evitar este tipo de desgaste. Imaginem com tudo "original"... problemas na certa.
*Vibra tanto os carros que é "normal" encontrar carros sem as lentes das lanternas pela estrada...



Fotos do problema com a correia e mangueira:





No mais foi só acelerar e curtir a paisagem...




Para as próximas viagens, a viatura está pronta.

Falta uma barraca de teto ... ainda chegaremos lá!




Texto: Hailton Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário