quarta-feira, 24 de outubro de 2012

E os dias passam

E o tempo vai passando... pode parecer que não, mas os dias passam rápido e é contagem regressiva mesmo para viajar.

Algumas manutenções ainda pra fazer no carro, algumas peças a serem compradas.

Acabamos de comprar mais roupas especiais.

Exames médicos. Vacina a ser averiguada... amanhã passo no posto de saúde daqui de perto pra me informar melhor. Parece que teremos que tomar a da febre amarela por precaução. 
O problema é tirar o cartão internacional de vacinação na Anvisa. Fiquei sabendo que estão em greve.

Pensamos em comprar maletas mais práticas pra viajar. Maletas de tecido mesmo, que não ocupe muito espaço lá atrás do jipe.

Outra coisa a ser pensada: acho melhor também separar uma mala para a roupa suja. Sei que vamos precisar lavar peças de roupas pelo caminho afora, sempre tem alguma lavanderia pela estrada.

Mas no mais, tudo indo sob controle até agora.


Autora: Izabel

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Nossa preparação

Se o jipe passou por uma preparação, o que falar de nós que vamos viajar nele? Estamos nos equipando, fazendo o possível. Sempre pesquisando, trocando ideias com outros que já viajaram, lendo livros e buscando toda informação acessível.

O que deixo aqui é uma pequena lista (resumida) de coisas que viemos preparando para poder embarcar. O básico do básico. 

No momento, estou pesquisando sobre as vacinas que precisamos tomar antes de irmos. Talvez seja bom tentar tirar um CIVP: Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia. Parece que a única vacina obrigatória é a da febre amarela, mas não nos países que escolhemos. Porém, é melhor prevenirmos do que remediarmos.


Além das peças sobressalentes e equipamentos para o jipe, vai aqui uma pequena listagem de outras "coisas" que já conseguimos também durante o tempo de preparação:
  • Câmeras fotográficas e filmadora adequadas para movimento e paisagem
  • Roupas especiais de inverno. Adquirimos várias da Curtlo, na loja 4Explorers. Mesmo indo em pleno verão e não tendo neve, poderemos pegar um "friozinho" em certos locais, não se pode confiar só em roupas "normais"
  • GPS e mapas detalhados do Brasil e dos outros países
  • Guias de estrada
  • Passaporte
  • Sacos de dormir e vários acessórios para acampamento, caso seja necessário. Mesmo que a gente vá pernoitar em algum lugar, pode haver imprevistos e precisar de barraca, vai saber!
  • Mochilas e acessórios para trekking
  • Bolsa para kit primeiros-socorros (só falta encher rsrs)
  • Protetores solares labiais e de corpo


Lista de "coisas" muito importantes que temos que providenciar ainda:

  • Vacinas de recomendação: Hepatite A, Tétanos-difteria, Febre amarela.
  • Mais aulas no volante do jipe (para mim mesma rsrsrsrs). O maridão está me treinando - isso é para momentos de necessidade
  • Mais caminhadas (preparação física)
  • Carta Verde (seguro obrigatório para dirigir em países do Mercosul)
  • Permissão internacional para dirigir (para o Chile)
  • Cópias autenticadas dos documentos
  • Lista de contatos dos consulados / papéis dos consulados
  • Adesivo da viagem


Mas não acabou por aí. Vou me lembrando e vou contando aos poucos (o que for possível rsrs)...


Autora: Izabel

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Preparação do Defender

Bom, agora vamos contar sobre a preparação do Defender para essa viagem. Na verdade é um resumo rsrs... não é nem a metade da metade da metade do trabalhão que deu.

Como já tinha dito aqui, há 1 ano e meio adquirimos o nosso xodó, o "jipão". Rsrsrs. Quando meu esposo buscou-o no Rio, ele era todo básico mesmo, verde militar, bem inglesinho, um Defender 90 - ano 98, precisando de verdadeiros donos.

Os membros do Fórum 4x4 Brasil Land Rover já conhecem bem essa novela. Foi no fórum que meu marido foi trocando ideias sobre a reforma da viatura para chegar ao que ela é hoje.

Por isso, antes de mostrar nosso roteiro, vou fazer um resumo da reforma do Defender, pois com ele é que vamos rodar "lá fora".

O primeiro nome que tínhamos dado ao jipe era "22". Esse número sempre nos perseguiu, coincidentemente nosso número da sorte. E quando ele veio, tinha um adesivo com um "22" enorme! Vejam como ele era antes:



Quando compramos o 90tinha, vimos que iriamos precisar fazer uma bela revisão e manutenção. Fazia muito barulho na caixa de transferências, achávamos até que era na caixa de marchas. O interior dele estava um pouco maltratado. Grande parte dessa manutenção foi meu esposo que fez em casa mesmo. Tivemos que importar muitas peças.



Alguns pontos da reforma:

  • Colocamos um novo snorkel e um suporte para estepe traseiro;
  • Troca da caixa de transferência por uma nova importada da Inglaterra;
  • Uma bomba de vácuo (o carro quase não tinha freios).
  • Para a expedição, todo interior foi desmontado e isolado com manta asfáltica e o fundo forrado com vinil por cima. Isso isola calor, frio e barulho. Para acabamento, os tapetes foram substituídos por alumínio:

  • Arrumamos o acoplamento do guincho mecânico e trocamos os 30m de cabo de aço 5/8. Puxa 4.5T direto e até 9T com patesca!!
  • Troca toda a suspensão: Molas e amortecedores australianos OME, além de todas as buchas por poliuretano e o braço Pitman novo. As barras de direção originalmente ocas foram substituídas pelas barras maciças da Bearmach!
  • Novos pneus BF MUD 285 75 R16. O carro passou dos 2m de altura (sem o bagageiro). oO
  • Novos bancos Rallye Design... conforto para a expedição! Com isso o console foi refeito e o teto reformado.
  • Um painel foi importado da MUD Stuff da Inglaterra e toda elétrica reinstalada e refeita. Alarme, chaves de seta, farol, plugs 12v, chave geral ... Tudinho revisado. Claro que nesse painel vai uma tela com DVD, câmera de ré, TV digital e todos os mimos que merecemos...
  • No painel foram adicionados diversos medidores ligados a sensores no carro e um Watchdog que monitora itens vitais da viatura. Qualquer sinal de pane, ele alerta... O Watchdog monitora temperatura da água, correia do alternador, carga gerada no sistema elétrico, se vazar água ele avisa, etc...
  • Instalado também um rádio PX e em breve teremos tbm um PY.
  • Instalado um divisor de cargas da Warn e duas baterias. Este divisor mantém as duas baterias carregadas e isola a principal quando o carro está desligado. Isso significa que sempre teremos carga na bateria para uma partida, mesmo que o som, ou a luz ou a TV ou qualquer outra coisa descarregue a bateria durante um acampamento, por exemplo.
  • Instalamos dois inversores de energia. Assim temos 4 tomadas dentro do carro, sendo duas 110v e duas 220v.
  • Para suportar tudo isso, um alternador maior e novinho foi instalado...
  • Para aumentar a potência da viatura instalamos um novo intercooler com 40% a mais de área de troca, garantindo assim uma melhor performance da turbina.
  • Ainda chegam, antes da viagem, nosso macaco inflável para 4T e um compressor para encher os pneus em caso de necessidade.
  • A mala de peças reserva vai bem completa. Tem desde mangueiras, pastilhas de freio até alternador reserva e bomba de vácuo...
  • Envelopamento (preto fosco) e pinturas de detalhes deu um charme final no carro o que lhe rendeu um nome de batismo... "Black Belt".
PINTURA DOS DETALHES

  • Reforma elétrica, painel novo, sensores e tudo mais:
ANTES
DEPOIS
  • Reforma do teto:
ANTES
DEPOIS
Viram aí a terapia do maridão? rsrsrs 


E agora, tchan tchan tchan tchan...

O antigo "22"...
"22" ainda verde


...se transformou no nosso novo "Black Belt":

*Texto editado pelo maridão, o mecânico da casa.

Autora: Izabel / Reedição: Hailton

sábado, 6 de outubro de 2012

Destino: Ushuaia

Muita gente pensou que já estávamos viajando. Não, gente, não estamos viajando ainda. Já temos mais ou menos uma data pra sair, enfim estamos decidindo. Será em dezembro ainda. Ou quem sabe em janeiro. Começamos o blog agora, porque tínhamos vontade de falar sobre nossa preparação e planejamento para os amigos e a família.

O objetivo maior de nossa expedição é chegar até Ushuaia, que é um dos lugares mais distantes no mapa da América do Sul.


Mas vamos passar por muitos locais. Nosso plano é passar por três países além do sul do Brasil: Uruguai, Argentina e Chile.

Retirado de: http://www.guiageografico.com/mapas/mapa-america-sul.htm. 
Editado por Izabel Pariz



Para quem não sabe ainda, Ushuaia, "la ciudad del fin del mundo", é a cidade da Argentina que é a mais austral do mundo. Ou meridional. Ou seja, está muito perto da Antártida. Fica lá no finzinho da Argentina. 

Imagem: http://www.neve.com.br/wp-content/themes/neve/destinos-imagens/ushuaia/croqui.jpg


Sua fauna, flora, clima, topografia são excepcionais! Tudo super diferente. E diferente de tudo que já se está acostumado a ver. Muita montanha, bosque, gelo e o mar. Lobos-marinhos, leões-marinhos, focas, pelicanos, etc.

A época de neve lá é longa, é um lugar muito bom pra se esquiar e praticar snowboard. No verão, pode-se praticar trekking, pesca, bicicleta, navegação, ecoturismo, etc.

Imagem: http://www.stmartenviagens.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Ushuaia.jpg

Imagem: http://www.destination360.com/south-america/argentina/images/s/ushuaia.jpg



Eu só sei que eu vou adorar sair desse calor infernal do Vale do Aço! rsrsrs

Autora: Izabel

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como comentar

Pessoal, uma dica para hoje:

Muita gente me perguntou como fazer para comentar a postagem do blog...
Fácil! Veja na foto abaixo como fazer:


Logo abaixo do texto, depois que clicar no "(n°) comentários" que está sempre no rodapé de cada postagem (no fim de cada texto), um quadro branco se abrirá... e daí é só comentar!

Faremos o possível para responder a todos!

;)

Autora: Izabel

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Inaugurando o blog: como tudo começou...

A partir de hoje, compartilharemos com vocês, amigos e familiares, um de nossos maiores sonhos: aventurar-nos pela "sudamérica" dentro de um jipe.



Somos um casal que, após 2 anos de casamento, adquirimos verdadeira paixão por um Defender. Meu esposo já pensava em trocar a caminhonete por outro veículo, mas nada definido ainda. 

Foi aí que, conversa vai, conversa vem, falamos em jipes. Eu sempre achei bonito um carro mais clássico. E então, entre vários Defenders, ele encontrou um interessante à venda pela Internet. Dei o maior apoio, pois achava bacana a ideia. Ele teve que ir ao Rio de Janeiro buscá-lo. Quando chegou com ele em casa, eu vibrei! 

Desde então que nos aderimos totalmente às peripécias de um Land Rover. E já falávamos em fazer uma viagem longa. Era nosso sonho viajar pela América do Sul. E de tanto ouvir falar através dos amigos "jipeiros" que era um lugar fenomenal, resolvemos que iríamos para Ushuaia, "la ciudad del fin del mundo", assim chamada.

Mas antes de começar a saga, vamos contar nas próximas postagens, todo o trabalho e preparação que ainda temos desde quando nosso jipe chegou. É muito chão ainda, viu!


Autora: Izabel