sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Do 23º ao 26º dia - Argentina e Chile

23º e 24º dias:  Bariloche - Argentina

Foto - câmera Toninho

Não podemos deixar de citar o encontro com brasileiros de BH, Toninho e sua esposa, que também são jipeiros. Nós os conhecemos em Puerto Varas, depois de deixarmos o hotel (post anterior). Deixo aqui a foto com eles. Gente, eu não engordei, viu? rsrs... as roupas de inverno nos deixam enormes!





 


Para ir a Barilo, assim chamada pelos argentinos, passamos pelas aduanas novamente para entrar em Argentina. Mas antes da entrada, no caminho, avistamos o vulcão Osorno.

Ao fundo, o vulcão Osorno - Chile

Chegamos lá no dia 17/01/2013, e claro, em pleno verão, Barilo está sem neve mesmo. Fez calor, jeito de cidade litorânea. As montanhas estavam acinzentadas no lugar da neve. 

Se for para Bariloche, recomendo não se hospedar no centro ou proximidades. Muito agitada, muita gente, muito barulho. Fique em Villa La Angostura, super charmosa e mais calma. Ou vá para Cerro Catedral, que é onde tem o maior centro de esqui da América do Sul. Lindo lugar e bem tranqüilo, bom para descansar. Cada pousada mais bonita que a outra e com preço bom.
Fizemos passeios no teleférico para chegar ao topo da montanha. Foi a segunda vez nessa viagem. Tínhamos andado num teleférico no Glaciar de Ushuaia. Aí embaixo, só faltou foto do Alex e família:

Nós dentro do teleférico
João e Roberta
Fernando, Josy e Cláudio
Uma raposa no Cerro Catedral com um pouco de medo dos turistas
Alto de Bariloche



Há um lago em Bariloche, onde os argentinos e turistas curtem uma "prainha", mas sem areia e com muita pedra. Ficamos um bocado lá.


Foto de iPhone




O câmbio no centro de Bariloche está bom, mas não em casas de câmbio. Procure algumas lojas, pois a troca é mais vantajosa em qualquer moeda. E compre chocolates de Bariloche! Deliciosos! Recomendo Rapa Nui.




 



 
No dia 19/01, estávamos de saída para Pucón, mas antes, fomos nos despedir de Alex e sua família, de Brasília, que foi um de nossos companheiros nessa expedição. Ele estava retornando para casa, passando pelo sul do Brasil, pois tinha prazo para voltar. 

Alex, Mili, Ludmila e Juca, foi um prazer conhecer vocês! Espero que nos encontremos mais!!!


___________________________________
25º e 26º dias: Pucón - Chile


Saindo de Barilo, dia 19/01, passamos por mais duas aduanas para entrar no Chile. Foi estressante. Também tinha detector de metais, tendo que passar toda a bagagem. Desde a própria aduana, já no Chile, avistávamos o vulcão Lanin. No chão, cinzas por toda a parte.


Vulcão Lanin


Que linda vista tínhamos pelo caminho até Pucón, bela cidade pra se visitar! Ficamos com vontade de voltar...


Chegando lá, observamos que haviam muita gente de fora também. Tudo muito charmoso, construções de madeira por toda parte. Muitas atividades e turismo pra se fazer por lá. Belos lagos!!! 

No centro de Pucón, Júnior, Cláudio e eu compramos um pacote na agência pra subir a pé o vulcão Villarrica no dia seguinte. O vulcão está em atividade e só poderíamos subir se a fumaça não estivesse muito baixa, que é tóxica. Fomos cedinho para a agência, mas para a nossa tristeza, havia muita fumaça logo de manhã e não pudemos subir. Recebemos nosso dinheiro de volta.

Mas não nos demos por satisfeitos. Todos nós (os três jipes) fomos para a base do vulcão que fica no parque de lá. Vimos o vulcão bem de perto.

Vulcão Villarrica
Foto de Iphone

À tardinha, fomos a um lago próximo pra relaxar e tomar algo pra refrescar. Estava lotado pelos banhistas!

Na cidade, há avisos por todas as partes:

Placas indicando caminhas de evacuação em caso de erupção vulcânica - foto de iPhone
Foto de iPhone
Na cidade, há uma espécie de semáforo que indica como está o vulcão naquele dia.


Aproveitamos todo o dia 20/01. Saímos de Pucón no dia 21/01 pela manhã em direção a Santiago, capital chilena.



Por: Izabel



5 comentários:

  1. Que pena que não deu pra subir o vulcão... ia ser massa demais heim... Lugares espetaculares...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos tristes, viu... queríamos mto ter subido... ia ser o dia inteiro pra chegar no topo, mas ele tava soltando muita fumaça nesse dia... um dia voltaremos pra fazer isso.

      Excluir
  2. Que maravilha!!!! Tô daqui só curtindo!!!! Fico feliz qdo vcs postam ou me mandam emails. Vcs não estão sentindo diferença em relação a altitude? Que Deus continue lhes abençoando sempre. Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!!!! Tô daqui só curtindo!!!! Fico feliz qdo vcs postam ou me mandam emails. Vcs não estão sentindo diferença em relação a altitude? Que Deus continue lhes abençoando sempre. Bjos. Mãe e sogrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em Bariloche, subi ao Cerro Catedral e quando cheguei lá em cima, senti tontura e tive que me sentar lá numa cafeteria. Nos Andes, o Juninho sentiu dor de cabeça e os ouvidos doeram, mas era pior, pois estávamos a mais de 3 mil metros! Bjos, fique com Deus!

      Excluir