segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Do 27º ao 30º dias: Chile e Argentina

27º dia: Santiago - Chile

Na manhã do dia 21/01, ainda estávamos em Pucón. Lá mesmo nos despedimos de Josy, Cláudio e o neto Fernando. Eles nos acompanharam durante a expedição, mas de Pucón tomariam rumo ao Peru.

Boa viagem, Josy, Cláudio e Fernando!!! Que aproveitem bastante o percurso até Peru! Legal demais ter conhecido vocês!!!

Depois saímos de Pucón para pegar estrada até Santiago do Chile. Lá seria só uma passagem. Não é nossa intenção fazer tour por cidade grande. A proposta é outra desde o começo.

Íamos até Chillán, mas conseguimos estender a viagem. Foi a melhor coisa que fizemos, saberão o porquê depois.

Chegando lá, fomos direto procurar o hotel. Mas lá é capital, cidade grande, tumultuada. O centrão se parece muito com Belo Horizonte, pelas ruas arborizadas, arquitetura barroca e suas subidas e descidas.

Tentando chegar ao hotel - foto de iPhone
Santiago é muito poluída e caótica. Ficamos lá só pra passar a noite mesmo.

Por: Izabel
Editado por: Hailton Jr.

___________________________________
28º dia: Paso Los Libertadores - Argentina

Dia 22/01. Ficamos presos na estrada para subir os caracóis (Passo Libertadores entre Santiago e Mendoza), e a estrada fica fechada de 12 em 12h.

De dia, descem os carros da Argentina para o Chile e após as 20h sobem os carros do Chile para Argentina.

Foto de iPhone
Momentos da fila kilométrica - fotos de iPhone

Chegamos na ruta lá pelas 14h e ficamos esperando dar 20h (Soda limonada). Para piorar, acabamos de subir (a estrada é insana...), passamos a aduana e logo a frente a polícia mandou todos encostarem. Havia caído uma barreira (coisa que descobrimos ser comum nesta época ali) e ficamos parados até 7h da manhã do dia seguinte.

Montamos a barraca, inflamos o colchão, nos enfiamos nos sacos de dormir... mas o frio era bravo. De manhã, perto das 7h, o guarda me informou que faziam 5 graus positivos naquele momento (e já tinha sol).

Fato positivo foi encontrarmos com duas equipes que correram o Dakar2013. Uma equipe de pickup Argentina com uma DodgeRAM fantástica e um caminhão gigante da equipe da Espanha... sem base os equipamentos e a estrutura da equipe espanhola!

Foto de GoPro
Fotos de iPhone

Quem não conhece, a famosa estrada é essa:

Assim, fizemos a travessia da Cordilheira dos Andes de carro a mais de 4.000 metros de altitude e passamos em um túnel por baixo do pico Aconcágua, o mais alto das Américas.

Momento em que estava a mais de 3000 metros de altura no GPS - foto de iPhone
Por: Hailton Jr.

Izabel completando: "nesse dia, nem banho tomamos, impossível! Hotel lotado! Pelo menos conseguimos jantar alguma coisa."

____________________________________
29º e 30º dias: Mendoza - Argentina

João, Roberta, Júnior e eu chegamos em Mendoza, terra das vinícolas, no dia 23/01/2013. Ficamos duas noites.

No mesmo dia da chegada, já à noite, conhecemos pessoalmente o jipeiro argentino Pablo Toto Peña, amigo de João, que é de um grupo de LR na internet.

Júnior, Pablo, João e Ariel
As Land's de todos
Fonte do parque em Mendoza - Roberta e Izabel

Foi muito bacana. Ele nos levou a um parque da cidade para um piquenique com seus familiares durante um concerto musical. O parque estava lotado! Tudo muito bem organizado, as pessoas lá vão com suas famílias, levam suas mesinhas e cadeirinhas, lanches, espalham pela grama e cada um na sua. Ninguém incomoda ninguém. Pablo, esposa e familiares foram muito simpáticos com a gente. Gracias, Pablo!

O dia seguinte era dia de visitar vinícolas. Fomos só em uma, apesar de haver várias em Mendoza: Bodega López. Aprendemos sobre o processo de fabricação de vinhos com a guia Rocío. Esse foi um dia pra descansar da estrada!